OLÁ!! ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DO DIA A DIA DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TÉCNICAS UTILIZADAS POR MIM. AOS AMIGOS, CLIENTES E ATLETAS DESEJO UMA PRAZEROSA APRECIAÇÃO DO BLOG. UM ABRAÇO A TODOS VOCÊS! CONSULTÓRIO EM COPACABANa.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ACUPUNTURA NO ESPORTE.


     Acupuntura é a aplicação (estímulos) de agulhas (descartáveis) em pontos do corpo, chamados de "acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “canais” e"meridianos”.



     Com a estimulação desses pontos haveria a liberação de substâncias que agiriam sobre a inflamação e sobre a dor, causando a recuperação da lesão e a redução da dor.

Atleta de Alto Rendimento.
       Pesquisadores da Universidade de Tóquio comprovaram que a acupuntura afeta a resposta imunológica e a produção de endorfinas, hormônios liberados pelo nosso cérebro para combater a dor e trazer sensações de bem-estar e conforto. Esse estudo foi publicado pela Medical & Science in Sports & Exercise em 2003.

      No mundo esportivo há uma constante busca para melhorar o desempenho e aumentar a competitividade dos atletas. Com isso, se torna cada vez mais comum o uso da Acupuntura no tratamento de atletas com objetivo de aliviar a dor, tornando-se mais uma alternativa para acelerar a recuperação física pós-treinamentos, durante longas competições e pós-competições. Á medida que os efeitos terapêuticos da acupuntura surgem, os medicamentos (antiinflamatórios e analgésicos) são reduzidos e até retirados.

Entorse de Tornozelo - Atleta Amador
      A acupuntura deve ser incorporada na rotina semanal dos Atletas, tanto amadores, profissionais e de alto rendimento. Em alguns casos, principalmente em atletas de alto rendimento, a acupuntura pode ser feita três vezes por semana ou diariamente.


UM GRANDE ABRAÇO!














Nenhum comentário:

Postar um comentário