OLÁ!! ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DO DIA A DIA DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TÉCNICAS UTILIZADAS POR MIM. AOS AMIGOS, CLIENTES E ATLETAS DESEJO UMA PRAZEROSA APRECIAÇÃO DO BLOG. UM ABRAÇO A TODOS VOCÊS! CONSULTÓRIO EM COPACABANa.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SÍNDROME DO CORREDOR ou SÍNDROME DA BANDA ÍLIOTIBIAL

  

 Há 15 (quinze) dias da Maratona recebi em meu consultório um corredor de rua que iria fazer a sua primeira Maratona do Rio de Janeiro no dia 08 de Julho de 2012. O corredor sentia fortes dores na região lateral do joelho e leve edema no local da dor. Também relatava dor após longos períodos sentado com joelhos em flexão, dor ao descer escadas e dor principalmente ao treinar (correr).
   Tudo indicava que seria a "famosa" síndrome do Corredor. Vou falar um pouco dessa síndrome muito comum em atletas de corrida.

     É uma lesão causada pelo atrito repetitivo da banda iliotibial, principalmente pelas fibras posteriores, no epicôndilo lateral do fêmur. Como se trata de uma lesão por sobrecarga, é muito observado em corredores de longa distancia. Um estudo realizado em corredores, pela Universidade de Stanford, encontrou um aumento de ativação da musculatura adutora de quadril durante o ciclo de corrida, o que significa que havia uma diminuição na capacidade dos abdutores do quadril (glúteo médio e mínimo) de controlar, de forma excêntrica, o movimento de adução.

     Faltavam somente 15 dias para a Maratona, preocupação em não conseguir realizar a prova era grande, pois os treinos tinham sido reduzidos e a DOR ainda persistia. No PRIMEIRO Atendimento foi realizado Acupuntura para reduzir o quadro de Dor. Realizei Liberação Miofascial no Tensor da Fáscia Lata (TFL) (Muito Dolorido esse procedimento, mas necessário). Foi feita aplicação de Kinesio Tape para “relaxar” a musculatura lateral da Coxa. Claro que meu cliente foi com “dever de casa” para fazer, mas não irei exemplificar esses exercícios.


     Feito o primeiro Atendimento por mim era a hora do Treino. TREINO? Mas e a dor? Já estou sem treinar bem há alguns dias...?

     BELO TREINO PARA QUEM ESTAVA COM DOR HA DOIS DIAS ATRÁS...

Tem como não treinar bem com um visual  deste?

Faltando 3 dias para o grande dia realizamos o SEGUNDO atendimento. Praticamente os mesmos procedimentos do primeiro dia, mas sem Acupuntura. 


     E vamos para os 42K no dia 08/07/2012. A previsão para os 42Km era de 4h e 30min. ou um pouco mais, pois os treinos tinham sido prejudicados. 

     Chegou o dia mais esperado e meu cliente completou os 42Km da Maratona do Rio de Janeiro em 4h e 06min (tempo extra-oficial)!!!!!!!

Um Grande Abraço Especial para a SPEED ASSESSORIA ESPORTIVA por confiar no meu trabalho!


4 comentários:

  1. pena que tu não é aqui de Porto Alegre, tô precisando de um milagre assim! hahaha ):

    ResponderExcluir
  2. Achei um lixo esse artigo.. Afinal, entrei aqui para entender mais sobre o assunto e não de um caso de um cliente!!

    ResponderExcluir
  3. Sabe ler, Anônimo? Leia com atenção a descrição do Blog!!

    Vou te ajudar: OLÁ!! ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DO DIA A DIA DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TÉCNICAS UTILIZADAS POR MIM.

    Não estou aqui para explicar patologias e afins e sim para mostrar o meu trabalho e meus excelentes resultados!!
    Continue apreciando o blog, por favor, sua visitação é de extrema importância!

    ResponderExcluir
  4. Rafael,

    tomara que meu caso se resolva bem como esse cliente! ainda teve o diferencial do diagnóstico bem difícil. Aí você coloca aqui no blog e eu coloco no meu!

    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir