Há 15 (quinze) dias da Maratona recebi em meu consultório um corredor de rua que iria fazer a sua primeira Maratona do Rio de Janeiro no dia 08 de Julho de 2012.
O corredor sentia fortes dores na região lateral do joelho e leve edema no local da dor. Também relatava dor após longos períodos sentado com joelhos em flexão, dor ao descer escadas e dor principalmente ao treinar (correr).
Tudo indicava que seria a "famosa" síndrome do Corredor. Vou falar um pouco dessa síndrome muito comum em atletas de corrida.
É uma lesão causada pelo atrito repetitivo da banda iliotibial, principalmente pelas fibras posteriores, no epicôndilo lateral do fêmur. Como se trata de uma lesão por sobrecarga, é muito observado em corredores de longa distancia.
Um estudo realizado em corredores, pela Universidade de Stanford, encontrou um aumento de ativação da musculatura adutora de quadril durante o ciclo de corrida, o que significa que havia uma diminuição na capacidade dos abdutores do quadril (glúteo médio e mínimo) de controlar, de forma excêntrica, o movimento de adução.
Faltavam somente 15 dias para a Maratona, preocupação em não conseguir realizar a prova era grande, pois os treinos tinham sido reduzidos e a DOR ainda persistia.
No PRIMEIRO Atendimento foi realizado Acupuntura para reduzir o quadro de Dor. Realizei Liberação Miofascial no Tensor da Fáscia Lata (TFL) (Muito Dolorido esse procedimento, mas necessário). Foi feita aplicação de Kinesio Tape para “relaxar” a musculatura lateral da Coxa.
Claro que meu cliente foi com “dever de casa” para fazer, mas não irei exemplificar esses exercícios.
Feito o primeiro Atendimento por mim era a hora do Treino. TREINO? Mas e a dor? Já estou sem treinar bem há alguns dias...?
BELO TREINO PARA QUEM ESTAVA COM DOR HA DOIS DIAS ATRÁS...
![]() |
Tem como não treinar bem com um visual deste? |
Faltando 3 dias para o grande dia realizamos o SEGUNDO atendimento. Praticamente os mesmos procedimentos do primeiro dia, mas sem Acupuntura.
E vamos para os 42K no dia 08/07/2012.
A previsão para os 42Km era de 4h e 30min. ou um pouco mais, pois os treinos tinham sido prejudicados.
Chegou o dia mais esperado e meu cliente completou os 42Km da Maratona do Rio de Janeiro em 4h e 06min (tempo extra-oficial)!!!!!!!
Um Grande Abraço Especial para a SPEED ASSESSORIA ESPORTIVA por confiar no meu trabalho!
pena que tu não é aqui de Porto Alegre, tô precisando de um milagre assim! hahaha ):
ResponderExcluirAchei um lixo esse artigo.. Afinal, entrei aqui para entender mais sobre o assunto e não de um caso de um cliente!!
ResponderExcluirSabe ler, Anônimo? Leia com atenção a descrição do Blog!!
ResponderExcluirVou te ajudar: OLÁ!! ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DO DIA A DIA DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TÉCNICAS UTILIZADAS POR MIM.
Não estou aqui para explicar patologias e afins e sim para mostrar o meu trabalho e meus excelentes resultados!!
Continue apreciando o blog, por favor, sua visitação é de extrema importância!
Rafael,
ResponderExcluirtomara que meu caso se resolva bem como esse cliente! ainda teve o diferencial do diagnóstico bem difícil. Aí você coloca aqui no blog e eu coloco no meu!
abraço,
Sergio