OLÁ!! ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DO DIA A DIA DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TÉCNICAS UTILIZADAS POR MIM. AOS AMIGOS, CLIENTES E ATLETAS DESEJO UMA PRAZEROSA APRECIAÇÃO DO BLOG. UM ABRAÇO A TODOS VOCÊS! CONSULTÓRIO EM COPACABANa.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

FISIOTERAPIA ESPORTIVA - LUXAÇÃO DE OMBRO.

Goleiro de Futsal Sub 17 estava realizando seu treino diário e por uma infelicidade teve uma Luxação do Ombro DIREITO.

 A luxação do ombro é patologia dolorosa e incapacitante da articulação glenoumeral. A maioria dos deslocamentos são anteriores (para frente e para baixo), mas o ombro pode deslocar-se também posteriormente (para trás).

Imediatamente sua lesão foi reduzida (recolocar o ombro no lugar), pois se trata de uma emergência Clínica. Na grande maioria dos casos para se realizar a redução da luxação não é necessária Cirurgia. Logo após a redução o Atleta teve seu ombro imobilizado provisóriamente com tipoia por 03 (três) semanas e fez uso de medicamento, claro, orientado por um Ortopedista. 

Kinesio Tape para redução do quadro de dor e estabilizar a articulação.

Passados 07 (sete) dias do ocorrido iniciamos a Fisioterapia, com o intuito de reduzir o quadro de Dor. Utilizamos como recursos analgésicos e antinflamatórios, como: Crioterapia, Acupuntura e Laserterapia. Lembrando que retirávamos a tipoia durante os atendimentos. 

Acupuntura para reduzir o quadro de Dor.

 A maior preocupação com esse tipo de lesão é que o ombro tenha sido deslocado a primeira vez, existe uma alta probabilidade (chance de 80-90% em alguns estudos) de uma nova luxação no ombro (recidivante). A força da deslocação do primeiro episódio leva a uma flacidez dos tecidos moles que mantém a cabeça do úmero centrada. Para reduzir as chances de acontecer uma nova lesão é necessário que assim que reduzir o quadro álgico se inicie o mais rápido possível o fortalecimento de todos os músculos que “cercam” essa articulação. 

Fortalecimento com resistência Elástica.

O Atleta encontra-se em plena atividade após 08 (oito) semanas do Dia da Lesão.
O trabalho da Fisioterapia Esportiva é esse, fazer com que o Atleta Amador ou Profissional retorne as suas atividades esportivas o mais rápido possível, claro respeitando a individualidade de cada caso e cada esportista.

UM GRANDE ABRAÇO!

Um comentário:

  1. olá dr. sofri uma queda tive luxação de ombro, na ressonancia apresentou a seguinte situação: fratura de hill-sanchs; extensa alteração morfo-umeral e do sinal das porções anteriores do labrum da glanóide ate de anterior a inferior e lesao cartlaginosa onde a rotura / fissura na sua base; estiramento ligamento glenoumeral inferior;espessamento do ligamento glenoumeral medio; articulações acromioclavicular e glenoumeral sem alterações; manguito rotador de morfologia e sinal preservado; tendao da cabeça longa do biceps anatomico, elementos musculares anatomicos . gostaria que o dr pudesse dar uma opniao, pois foi indicado cirurgia, porem tenho que faver um prova fisica daqui a 30 dis, barra , flexao, natação, corrida, abdominais. (TAF). o sr acha aceitavel eu fortalecer, fisio, para tentar concluir o TAF e apos o termino do curso realizar o processimento, sera que ha possibilidade. o acidente foi dia 10/05/2013...estou com a tipoia aina, mas faço fisio ..o que o senhor me orienta se possivell....passa seu e-mail por favor....qual a vanatagem das fitas k tape ... morro em campo grande-ms

    ResponderExcluir