OLÁ!! ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DO DIA A DIA DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TÉCNICAS UTILIZADAS POR MIM. AOS AMIGOS, CLIENTES E ATLETAS DESEJO UMA PRAZEROSA APRECIAÇÃO DO BLOG. UM ABRAÇO A TODOS VOCÊS! CONSULTÓRIO EM COPACABANa.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

FISIOTERAPIA ESPORTIVA

SÍNDROME DA BANDA ILIOTIBIAL


A Síndrome da Banda Iliotibial é uma das causas mais comuns de dor lateral nos joelhos de corredores. Esta é uma lesão por overuse que resulta a partir da fricção repetitiva da banda iliotibial sobre o epicôndilo lateral do fêmur.
Diversos fatores podem levar a Síndrome, sendo detectados pela avalição realizada por
Fisioterapeuta!

Atleta de Futebol Profissional, queixou-se de dor na face lateral do Joelho esquerdo e na cabeça da fíbula após jogar uma partida de Futebol (90 minutos). Sua dor estava presente no ínicio do movimento de Flexão do Joelho, na fase final do movimento de extensão do Joelho e ao subir e principalmente ao descer escada.
Seu tratamento teve duração de 2 semanas. O atleta continuou realizando os treinamentos com menor intensidade e duração do que de costume e de 4 jogos durante essas 2 semanas ficou de fora de somente de uma única partida.


No início de tratamento foi realizado Spiral Tape para redução do quadro álgico agudo, como mostra a foto a seguir.

Também utilizamos a liberação miofascial com ventosa no Tensor da Fáscia Lata (TFL) que encontrava-se muito tensionado, com pontos de dor a palpação. A liberação miofascial é um recurso eficaz, indispensável (no meu ponto de vista) e muito doloroso.


No decorrer do tratamento foi realizado fortalecimento muscular de forma concêntrica do músculos Adutores, principalmente o músculo Glúteo Médio. Em conjunto foi feito fortalecimento do músculo Bíceps Femural de forma excêntrica (Protocolo de Alfredson).


Utilizamos também mobilização da Articulção Tíbio Fibular Proximal. E para os Jogos utilizamos o KINESIO TAPE na pele que recobre o Tensor da Fáscia Lata e da Porção mais lateral do Músculo Bíceps Femural. Com a bandagem o atleta conseguia jogar 75 a 80 minutos sem relatar dor intensa.

O Atleta encontra-se totalmente sem Dor. Realiza seu treinamentos diários e jogos (90 minutos).

Obs: Foram realizados algumas outras técnicas durante o tratamento. Não irei exemplificar no momento.

Um Grande Abraço!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário